Crônicas do Titanic
Crônicas do Titanic
Familiares de presos lutam por acesso e apoio - em Goiás e São Paulo também.
0:00
-2:32

Familiares de presos lutam por acesso e apoio - em Goiás e São Paulo também.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com 1283 familiares de pessoas que estão presas em unidades prisionais do Estado de São Paulo revela que as famílias estão sem nenhum tipo de informação ou contato com seu familiar preso. 96,6% das famílias alegam não ter recebido qualquer suporte da Secretaria de Administração Prisional nesse momento. Essa situação não é única em São Paulo. 20 familiares goianos se tiveram que se manifestar em plena pandemia e quarentena, em junho, exigindo informações e permissão para poderem fornecer insumos para seus parentes detidos.

Foto: Fábio Alves

O grupo segurava vários cartazes nos quais pediam a liberação de entrada de máscaras e álcool gel. Outro afirmava que agentes prisionais estão testando positivo para a Covid-19 e contaminando os presos. Mostra o nível da situação de preocupação e informação ilustradas por um depoimento colhido no relatório sobre as famílias de São Paulo: “Estou preocupada porque não sei notícias dele e não estou podendo ir visitar para saber como ele está e do que está precisando. Não sei se ele está bem de saúde ou não”. Vale notar que os presos goianos fabricaram máscaras e EPI’s para servidores públicos e hospitais em maio – e apesar disso os familiares não sabem se eles mesmos estão tendo acesso a esses materiais de sobrevivência em espaços fechados.

A preocupação tem bom motivo em movimentações públicas dos governos também. De acordo com a Ponte, o governo manipula os dados de forma visível – e se os faz com dados públicos, há motivo para preocupação dos particulares. O Popular relatou que em Goiás 156 detentos e 86 servidores do sistema prisional estavam com covid-19 em Goiás, mas o sindicato do sistema penal relatava nesta notícia da rádio infecção em massa de servidores e presos que estava sendo subnotificada. Como não ficar preocupado?

É por essas e outras que 200 entidades estão denunciando o Brasil na ONU e na OEA pelo avanço do Coronavírus nos presídios. E por vivermos uma situação parecida que vale a pena conferirmos o lançamento dos resultados desse estudo que vão ser apresentados em coletiva nesta quinta (16/07), às 11 horas, pelo Zoom!

Para acompanhar o lançamento, é só clicar nesse link aqui. O trabalho de Gabriella Lotta, Claudio Alliberti e da Amparar é muito sério. Vale muito a pena.

0 Comments
Crônicas do Titanic
Crônicas do Titanic
Crônicas e prosas na perspectiva (humana, social, econômica e cultural) dos soterrados, dos desterrados, dos enterrados. Dos que ficaram para trás para salvar os que ficaram pra sair antes. Dos que saíram antes. Dos trabalhadores e trabalhadoras.